FÍSICA

1 de fevereiro de 2016

ROTINA DE COTOVELO

INCIDÊNCIAS BÁSICAS DE COTOVELO: AP E PERFIL
AP de COTOVELO / PERFIL de COTOVELO

Na rotina de cotovelo será investigado possíveis fraturas, luxações e processos patológicos como osteomielite e artrite.







AP DE COTOVELO
  • Filme ou Placa: 18x24cm no sentido transversal, dividido em duas metades.
  • Posição do Paciente: Sentar o paciente na extremidade da mesa, com o cotovelo completamente estendido, se possível supinar a mão e alinhar o braço e o antebraço ao eixo longitudinal do filme. Centralizar a articulação do cotovelo, solicitar ao paciente para inclinar lateralmente para uma incidência AP verdadeira.
  • Raio Central: RC perpendicular ao filme, direcionado para a porção média da articulação do cotovelo. DFoFi de 100cm.
  •  Critério de Avaliação: Visualizam-se a porção distal do úmero, o espaço articular do cotovelo e a porção proximal do rádio. Nenhuma rotação é evidenciada pelo seguinte: aspecto dos epicôndilos bilaterais vistos em perfil; cabeça, colo e tubérculos radiais separados ou ligeiramente superpostos pela ulna. O espaço articular do cotovelo aparece aberto com a extensão completa do braço

PERFIL DE COTOVELO
  • Filme ou Placa: 18x24cm no sentido transversal, usando a outra metade do filme/placa.
  • Posição do Paciente: Sentar o paciente na extremidade da mesa, com o cotovelo flexionado a 90°. Abaixar o ombro até que o úmero e o antebraço estejam no mesmo plano horizontal. Girar a mão e o punho até uma posição lateral verdadeira, com o polegar para cima.
  • Raio Central: RC perpendicular ao filme, direcionado para a porção média da articulação do cotovelo. DFoFi de 100cm.
  • Critério de Avaliação: Visualizam-se uma incidência lateral das porções distal do úmero e proximal do antebraço, e o processo olecraniano. Uma incidência lateral verdadeira é indicada por três arcos concêntricos do sulco troclear, sulco duplo do capítulo e da ulna e chanfradura troclear da ulna. Além disso, ocorre superposição dos epicôndilos umerais.

4 comentários:

  1. Boa descrição, me ajudou horrores

    ResponderExcluir
  2. tenho uma dúvida.
    após a colocação de gesso em uma luxação de cotovelo, o procedimento a ser seguido é um perfil de cotovelo normal como se estivesse sem gesso ? Obrigado se responder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sim, a forma que o gesso é colocado já facilita o posicionamento em perfil, entretanto, é possível realizar uma incidência em AP, porém não será verdadeiro. O úmero e o antebraço precisam estar equidistantes em relação à mesa, e consequentemente, a articulação do cotovelo não se mostrará completamente aberta. Espero que tenha entendido, caso ainda restam dúvidas, fique à vontade para esclarecê-las.

      Excluir