FÍSICA

29 de novembro de 2016

TÉCNICA INTRABUCAL INTERPROXIMAL

TÉCNICA INTERPROXIMAL (BITE-WING)

Este método é realizado para visualizar a coroa dos dentes superiores e inferiores e a crista alveolar, com o objetivo de encontrar cáries interproximais, revelar cáries secundárias sob restaurações e avaliar a crista óssea alveolar.

A técnica consiste em um feixe alinhado aos dentes e paralelo ao plano oclusal, tendo o raio incidindo nos pontos de contato dos dentes.





Neste exame a radiografia é obtida por um acessório em forma de T, que direciona o cabeçote do aparelho de RX nas angulações corretas.


Em casos que não há este acessório, é feita uma adaptação no filme radiográfico. Uma "asa" é feita para que o paciente possa morder e assim realizar a incidência.





ROTINA DOS PRÉ MOLARES:

POSICIONAMENTO DO FILME: O filme é colocado entre a língua e os dentes e só deve ser solto quando o paciente fechar a boca e morder a "asa" do filme. Verificar se a posição é paralela ao longo eixo dos dentes com o filme.

RAIO CENTRAL: O raio deve ser inclinado em 5° vertical para compensar a inclinação do filme, e a angulação horizontal deve incidir no centro do filme através das áreas de contato dos pré molares.



ROTINA DOS MOLARES:

POSICIONAMENTO DO FILME: O filme é colocado entre a língua e os dentes do paciente, tentando posicionar o filme o mais lingual possível. Deve ser visualizado o pelo menos 1 ou 2mm do molar mais posterior erupcionado. 

RAIO CENTRAL: O raio deve ser inclinado verticalmente em 10º, sendo incidido horizontalmente no centro do filme e através do contato entre os primeiros e o segundo molares superiores. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário