INCIDÊNCIAS BÁSICAS DE PUNHO: PA E PERFIL
PA de PUNHO / PERFIL de PUNHO |
Nestas incidências são demonstradas possíveis fraturas do terço distal do rádio ou da ulna, do carpo, ou outras patologias como osteomielite e artrite.
PA de PUNHO
- Filme ou Placa: 18x24cm no sentido transversal, dividido em duas metades.
- Posição do Paciente: Sentar o paciente na extremidade da mesa com mão e punho apoiados na mesa, palma para baixo. Abaixar o ombro, de forma que o ombro, a mão e o punho estejam no mesmo plano horizontal.
- Raio Central: RC perpendicular ao filme, direcionado para a área média do metacarpo, DFoFi mínima de 100 cm.
- Critério de Avaliação: Visualizam-se metacarpos médios e metacarpos proximais; carpos; rádio distal, ulna e articulações associadas; e compartimentos de tecidos moles. Os espaços intercarpais não aparecem todos abertos por causa de formas irregulares que resultam em sobreposição. A PA verdadeira está evidenciada pelo seguinte: formas de concavidades iguais encontram-se em cada lado das diáfises dos metacarpos proximais; distâncias quase iguais existem entre os metacarpos proximais; a separação entre rádio distal e ulna está presente, exceto por possível superposição mínima da articulação radioulnar distal.
PERFIL de PUNHO
- Filme ou Placa: 18x24cm no sentido transversal, usando a outra metade do filme/placa.
- Posição do Paciente: Sentar o paciente na extremidade da mesa, com mão e antebraço apoiados na mesa, posicionar o punho e a mão no chassi em posição lateral, com o polegar para cima.
- Raio Central: RC perpendicular ao filme, direcionado para a área média do carpo DFoFi mínima de 100 cm.
- Critério de Avaliação: Visualizam-se rádio, ulna, carpo e, ao menos, a área média do metacarpo em uma visão lateral. Posição lateral verdadeira é evidenciada pelo seguinte: a cabeça ulnar deve ser sobreposta ao rádio distal; os metacarpos proximais do segundo ao quinto devem todos aparecer alinhados e superpostos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário