INCIDÊNCIAS DE JOELHO EM OBLÍQUAS: AP ROTAÇÃO MEDIAL E AP ROTAÇÃO LATERAL
AP c/ ROTAÇÃO MEDIAL e LATERAL |
OBLÍQUA de JOELHO - ROTAÇÃO MEDIAL
- Filme/Placa: 18x24cm na longitudinal, sem divisão.
- Posição do Paciente: O paciente deve estar em semi decúbito dorsal, com todo o corpo e a perna rodados parcialmente para fora do local de interesse. Centralizar o joelho com o RC e a linha média da mesa, rodar a perna internamente em 45º.
- Raio Central: Deve estar perpendicular, incidindo em um ponto médio do joelho, ao um nível de 1,25cm em distal do ápice da patela, DFoFi de 100cm.
- Critérios de Avaliação: As porções distal do fêmur e proximal da tíbia e da fíbula com a patela sobrepondo o côndilo femoral medial são mostradas. Os côndilos laterais do fêmur e da tíbia são bem demonstrados, e os espaços articulares medial e lateral do joelho aparecem desiguais. Aproximadamente metade da patela deve ser visualizada sem sobreposição do fêmur.
OBLÍQUA de JOELHO - ROTAÇÃO LATERAL
- Filme/Placa: 18x24cm na longitudinal, sem divisão.
- Posição do Paciente: O paciente deve estar em semi decúbito dorsal, com todo o corpo e a perna rodados parcialmente para fora do local de interesse. Centralizar o joelho com o RC e a linha média da mesa, rodar a perna externamente em 45º.
- Raio Central: Perpendicular, incidindo em um ponto médio do joelho, ao nível de 1,25cm distal do ápice da patela, DFoFi de 100cm.
- Critérios de Avaliação: As porções distal do fêmur e proximal da tíbia e da fíbula com a patela sobrepondo o côndilo femoral lateral são mostradas. Os côndilos mediais do fêmur e da tíbia são demonstrados de perfil. Aproximadamente metade da patela deve ser vista livre de sobreposição do fêmur.
Nenhum comentário:
Postar um comentário