INCIDÊNCIAS BÁSICAS DE ABDOME AGUDO: PA DE TÓRAX, AP DE ABDOME ORTOSTÁTICO E AP DE ABDOME SIMPLES
Nessa rotina de abdome agudo é demonstrado íleo paralítico ou mecânico, ascite, perfuração das vísceras oca, massa intra abdominal e para pós operatório.
PA de TÓRAX / AP DE ABDOME SIMPLES e ERETO |
PA de TÓRAX
- Filme ou Placa: 35x43cm na transversal.
- Posição do Paciente: Ortostático, pés afastados, queixo elevado, dorso das mãos sobre a porção inferior dos quadris, cotovelos parcialmente flexionados, ombros rodados para a frente.
- Raio Central: Perpendicular, incidindo ao nível de T7, DFoFi de 180 cm ou 150 cm, Exposição feita em apneia inspiratória.
- Critério de Avaliação: Visualizar dos ápices aos seios costofrênicos. O queixo não deve aparecer. Ausência de rotação é evidenciada pela equidistância entre as articulações esterno claviculares e o processo espinhoso da coluna torácica. Sem sobreposição das escápulas.
AP DE ABDOME ORTOSTÁTICO
- Filme ou Placa: 35x43 na longitudinal.
- Posição do Paciente: Paciente ortostático, braços ao lado do corpo afastados do paciente, peso distribuído nas pernas, centro do filme ao nível das cristas ilíacas.
- Raio Central: Perpendicular, 5 cm acima do nível das cristas ilíacas, DFoFi de 100cm. Exposição feita na expiração.
- Critério de Avaliação: Visualizar de cúpula diafragmática até sínfise púbica. Visualização de possíveis níveis hidroaéreos.
AP de ABDOME SIMPLES
- Filme ou Placa: 35x43cm na longitudinal.
- Posição do Paciente: Decúbito Dorsal (D.D.) , braços ao lado do corpo afastados do paciente, pernas estendidas e não cruzadas, centro do filme ao nível das cristas ilíacas.
- Raio Central: Perpendicular, ao nível das cristas ilíacas, DFoFi de 100cm. Exposição feita em expiração.
- Critério de Avaliação: Visualizar de cúpula diafragmática até sínfise púbica. Visualização do psoas. Asas ilíacas simétricas. Ausência de movimento voluntário.
BOA NOITE, VOCÊ TAMBÉM PODERIA POSTAR SOBRE AS ROTINAS DO OSSO ESTERNO?
ResponderExcluirBoa noite, Valdilene!
ExcluirEU já fiz uma publicação sobre a rotina de esterno. Dê uma olhada: http://estudoradiografico.blogspot.com.br/2016/05/rotina-de-esterno.html
Bons estudos!
Diferencie abdome simples e ortostase?
ResponderExcluirqual a diferencia do abdome simples e ortostase?
ExcluirDepende. Seria a diferença de posicionamento, finalidade do exame ou estruturas de interesse?
ExcluirSe for posicionamento, o que irá mudar será o raio central em cada incidência. No orto, o raio irá incidir 5cm acima da crista ilíaca. E no decubito, irá incidir na crista.
O abdome em ortostase, visa avaliar possíveis níveis hidroaereos no intestino. No decúbito, irá avaliar rins, ureteres, bexiga e etc.
Em questão de imagem, o ortostático deve aparecer o diafragma, e o decúbito deve priorizar a visualização da bexiga, sem cortar nada.
Espero que tenha entendido... Se ainda houver dúvidas, estou disponível para esclarecê-las.
ola fiz um raio x que o diagnostico me pareceu duvidoso pelos achados aparentava uma gravidez ectopca
ResponderExcluir