INCIDÊNCIAS BÁSICAS DE OMBRO: AP com ROTAÇÃO INTERNA E AP com ROTAÇÃO EXTERNA.
AP - ROTAÇÃO INTERNA / AP - ROTAÇÃO EXTERNA |
AP com ROTAÇÃO INTERNA
- Filme ou Placa: 18x24, sem divisão.
- Posição do Paciente:Posição ortostática, encostado no bucky. Abduza discretamente o braço estendido, então rode o braço externamente( mão em supinação) até que os epicôndilos do úmero distal estejam em pararelo com o chassi.
- Raio Central: RC deve estar perpendicular ao chassi, direcionado para a área média do ombro. DFoFi de 100cm.
- Critério de Avaliação: A porção proximal do úmero, dois terços laterais da clavícula e escápula superior são mostrados, incluindo a relação entre a cabeça do úmero e a cavidade glenóide. O tubérculo maior é visualizado na face lateral da cabeça do úmero.
AP com ROTAÇÃO EXTERNA
- Filme ou Placa: 18x24, sem divisão.
- Posição: Ortostática, e abduzir o braço, rodar a mão medialmente até que os epicôndilos estejam diretamente sobrepostos.
- Raio Central: Perpendicular, direcionado para a área média do ombro, DFoFi de 100cm.
- Critério de Avaliação: A porção proximal do úmero, dois terços laterais da clavícula a escápula são mostrados, incluindo a relação entre a cabeça do úmero e a cavidade glenóide. O tubérculo maior é visualizado na face visualizado na face medial da cabeça do úmero.
ROTINA ESPECIAL
PERFIL DE OMBRO
- Filme ou Placa: 18x24 cm na longitudinal.
- Posição do Paciente: Ortostática, posição oblíqua anterior de 45° a 60°, deixando a escápula perpendicular ao filme. Abduzir o braço, mão do lado afetado segurando no ombro oposto.
- Raio Central: Perpendicular direcionado para a borda vertebral da escápula.
- Critério de Avaliação: A porção proximal do úmero, terço da lateral da clavícula e a escápula são mostrados. O acrômio e os processos coracóide deve aparecer como os ramos superiores do Y quase simétricos. A cabeça do úmero deve aparecer sobrepondo-se base do Y.
Nenhum comentário:
Postar um comentário