A DISTORÇÃO pode ser definida como uma representação equivocada do tamanho do objeto ou da sua forma ao ser registrada em uma radiografia. Com isso, sabemos que a tal distorção irá criar uma falsa imagem e, consequentemente, irá dificultar o diagnóstico.
Os principais fatores que podem causar distorção na imagem são:
- Distância Foco-Filme
- Distância Objeto-Filme
- Alinhamento da estrutura de interesse ao filme/placa
- Alinhamento /centralização do RC.
Distância Foco-Filme (DFoFi): A DFoFi irá influenciar na ampliação da imagem. Quanto MAIOR a distância, menos a ampliação. Na prática podemos ver isso no PA de Tórax, onde a distância é de 1,8 metro, resultando em uma diminuição da ampliação do coração. Veja a ilustração abaixo.
Distância Objeto-Filme (DOF): Esse efeito também irá influenciar na ampliação da imagem, porém, em relação ao objeto de estudo. Quanto mais PRÓXIMO a estrutura de interesse estiver do bucky, MENOR será a ampliação/distorção. Deve-se prestar muita atenção em exames de membros superiores e inferiores onde o chassi/placa vão sob o paciente, prezando pela qualidade de imagem. Veja a ilustração abaixo.
Alinhamento da estrutura com o chassi/placa: Para que não haja distorção da estrutura, é necessário que o posicionamento da parte seja paralelo ao chassi, não havendo nenhuma inclinação ou rotação do objeto. Esse efeito é mais evidente em exames de articulações, como por exemplo o dedo da mão, onde caso não tenha um posicionamento correto, as articulações falangianas se apresentarão fechadas na imagem radiográfica.
Alinhamento/Centralização do RC: Nesse fator de distorção, é necessário fazer o bom uso do RC. Caso ele não esteja angulado da maneira correta, pode apresentar articulações fechadas e esconder possíveis patologias. Isso porque o feixe é divergente, e essa divergência só não acontece quando a ampola é projetada em 90º (perpendicular). Sendo assim, é importantíssimo que o RC seja corretamente centralizado e angulado de acordo com a estrutura para que não haja distorção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário