Siga no Instagram!

1 de setembro de 2018

EFEITO COMPTON E EFEITO FOTOELÉTRICO

Existem várias interações quando se fala em radiação X ou radiação gama. Essas interações podem envolver os elétrons do átomo ou o núcleo desse mesmo átomo. Em contrapartida, é possível também não haver nenhuma interação, isso ocorre quando a radiação eletromagnética atravessa um objeto sem modificar suas propriedades. 

A probabilidade de ocorrer a interação vai depender das características do material e da radiação. As duas interações mais comuns são os efeitos Compton e Fotoelétrico.




EFEITO COMPTON
O Efeito Comptom (também conhecido como espalhamento inelástico) é uma interação de fótons de radiação X com os elétrons das camadas mais externas de um átomo. Essa interação ocorre mais com fótons de média e alta energia, mas é possível que ocorra com os de baixa energia.

O fóton incidente vai em direção ao elétron do átomo e transfere parte de sua energia, havendo assim, uma ionização do átomo que resulta em um fóton espalhado. Esse fóton pode ser espalhado de zero a 180º, quanto maior for esse ângulo de espalhamento, maior será a energia transferida ao elétron na interação.

Quando há um espalhamento a 180º, ocorre a famosa radiação retroespalhada. Ela é responsável pela diminuição da qualidade de imagem, causando borramento e diminuindo contraste radiográfico. Essa radiação retroespelhada também é responsável pelas doses que os profissionais das técnicas radiológicas tomam devido a sua ocupação.

EFEITO FOTOELÉTRICO
A interação do Efeito Fotoelétrico acontece com elétrons das camadas mais internas de um átomo. Essa interação só ocorre quando o fóton, obrigatoriamente, tem energia maior que a energia de ligação do elétron. 

Quando o fóton incide no elétron, o fóton desaparece, pois irá transferir toda sua energia ao elétron.
Esse mesmo elétron será ejetado do seu átomo, e assim, uma vacância será deixada resultando na ionização.

Essa interação é mais provável quando o fóton incidente e o elétron orbital tem valores de energia parecidos. Quanto maior for essa diferença, menor a chance do efeito fotoelétrico. 

2 comentários: