Siga no Instagram!

6 de janeiro de 2020

VALE A PENA CURSAR RADIOLOGIA?


A resposta é: Depende.

A maioria das pessoas que desejam fazer o curso de Radiologia fazem essa pergunta com medo de terem arrependimentos, o que é bastante natural. Isso existe em todas as áreas, mas sabemos bem que o mercado de trabalho do profissional das técnicas radiológicas não é nada fácil e sobram profissionais formados para poucas vagas.


A radiologia é uma área bonita e requer muito conhecimento por parte do profissional, o que acaba atraindo milhares de pessoas que almejam ingressar no curso. Só que a radiologia entra no grupo das muitas áreas que tem escassez de oportunidades. 

Muitos se formam e entregam inúmeros currículos na esperança de entrar no mercado de trabalho exercendo a profissão, mas acabam se frustrando com a dificuldade de conseguir um emprego na área.

São pontos difíceis e que sempre geram debate entre quem se formou e ainda está fora da área contra quem já está trabalhando, pois a carência de vagas ocorre devido a alguns fatores, como por exemplo:

  • Hospitais e clínicas que exigem experiência. O que tira totalmente a chance de recém-formados.
  • Profissionais que têm dois ou mais vínculos. Particularmente, não condeno quem opta por esse caminho, porém não posso negar que isso diminui as vagas na área. Só que também não podemos ser hipócritas e criticar quem tem dois empregos, pois muitos querem e estão atrás desse objetivo para ter uma melhor vida financeira. 
  • Profissionais de outras áreas ocupando funções do técnico/tecnólogo, como biomédicos, por exemplo. O conselho proíbe, mas na prática sabemos que muitos serviços atuam de forma irregular devido à branda fiscalização
  • Preferência por homens trabalhando na área. A possibilidade da técnica engravidar é algo que desagrada muitos locais de serviço devido ao longo período de afastamento.
  • Poucas chances em cidades pequenas. Existem locais no Brasil que o recém-formado irá ter que procurar uma oportunidade em outra cidade. Isso nem sempre é algo viável, cada um tem uma realidade diferente e se torna muito difícil tentar a vida em outro lugar.
  • Indicação de vaga. Isso existe em todas as áreas e é difícil competir com quem já tem o famoso Q.I. (Quem Indica), por mais que haja dedicação e empenho, a indicação acaba se sobressaindo.

Dessa forma, quando for fazer a sua matrícula no curso de Radiologia, saiba que você terá a maioria desses obstáculos a serem superados e leve tudo em consideração. Caso sinta que não irá conseguir, repense suas escolhas. 

Posso falar por experiência própria, estou há dois anos e meio na área com um único emprego em um hospital. Foi o meu primeiro emprego na área, ou seja, sem experiência. 

Como eu consegui? 

Dediquei-me muito nos meus estágios, sem medir esforços. Eu encarava cada estágio como se fosse um trabalho remunerado, levava muito a sério. Sempre ia preparado, com o conteúdo das aulas de técnicas radiológicas estudado. Quando eu não sabia, perguntava, aprendia e fixava aquilo em minha mente para saber o que fazer na próxima oportunidade. Absorvi todo o aprendizado que pude e toda essa dedicação foi reconhecida pelos meus supervisores, que hoje são meus colegas de trabalho. Nada é impossível, mas também nada cai do céu. Independente da área que almeja, você precisa ir além.

Demorei quase um ano e meio para ingressar na área. Apesar de muitos acharem que foi pouco tempo de espera, na minha cabeça pareceu uma eternidade. Em muitos momentos eu pensei em fazer outro curso, mudar de cidade ou qualquer outra coisa para mudar de situação, mas consegui.

Com isso, fica a minha dica: se esforce nos estágios. Além de você aprender e praticar as técnicas, você vai precisar fazer algo importante, que é construir uma network (Rede de contatos). Faça contatos com profissionais que já estão na área, no qual pode construir amizades (e conseguir indicações). Pois, para algumas instituições currículos são todos iguais (principalmente de recém-formado), mas aquele currículo de um estagiário dedicado, que sempre foi bem falado pelos funcionários, esse terá um destaque especial.

Outra forma de você conseguir um emprego na área é já estar trabalhando em um hospital ou clínica, mesmo que em outra função. Isso te dá vantagem da concorrência, pois você sempre estará por dentro das novidades e vagas que irão surgir. Muitas empresas dão preferência para quem já é funcionário, mesmo sem experiência.

Se você não tem perspectiva na radiologia, sugiro que interrompa o curso e busque outra coisa. Conheço inúmeras pessoas que se formaram e não quiseram nem tentar entrar na área, ao meu ver é desperdício de tempo e dinheiro. Não se frustre e busque um caminho que lhe traga felicidade.

5 comentários:

  1. Pois e Lindo Blog e depoimento muito bacana pois eu fiz o meu curso fiz estagio em um pronto socorro, e faz 11 anos isso tudo e nunca consegui uma vaga. Muito Decepcionante e estou acabando de fazer uma especializacao em tomografia, vamos ver. Aqui falo em 05/2022. Deus abencoe a todos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa área não é nada fácil, mas precisamos ir tentando. Espero que vc consiga logo em breve.

      Excluir
  2. Obrigado David jesus te abençoe bastante, pois sigo aqui fazendo uma especialização em TC, quem sabe agora né, então segindo estudando sem parar....

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana o seu depoimento, e totalmente realista. Comigo foi basicamente a mesma coisa. Eu me esforcei muito durante o curso e estágio, o resultado foi me destacar e formar amizades que me ajudaram muito e com quem mantenho contato até hoje. Me formei tendo passado em um processo seletivo, trabalhei em um hospital através desse processo por poucas semanas, não foi uma experiencia muito boa. Depois passei alguns meses fora da área. Passei no meu primeiro concurso público e assumi rapidamente, hoje estou nesse vínculo e atuo temporariamente na UPA da minha cidade. Uma boa forma, que meus professores nos incentivavam muito, era investir tempo em estudar para concursos e processos seletivos. Apesar de poucas vagas, a motivação era que "eu só precisava de uma.".
    Por último, gostaria de completar seu depoimento, dizendo que vale a pena investir em empregos que fiquem longe de casa também, pois devido a nossa carga horária semanal de 24h, muitas vezes a empresa opta por escalar o funcionário em 1 plantão de 24h, e então restam 6 dias de folga na semana, o que compensa o deslocamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafaela... Muito bacana seu relato. Nossa área não é nada fácil e é sempre bom ver colegas conseguindo oportunidades. 4 anos se passaram e muita coisa mudou por aqui, muitas vagas surgiram devido a necessidade que a pandemia trouxe. Uma pena que muitas exigiam experiência.




      Excluir